Casa Fácil Online

BlogBlog da Casa

No Blog da Casa Fácil Online você encontrará orientações construtivas, dicas de arquitetura, notícias sobre novos produtos e muito mais para que você tenha o máximo de informações para a concretização do sonho da casa própria.

29/07/2015 11h42 - Por Casa Fácil Online

Paisagismo - Agrega Valor ao Imóvel

Paisagismo - Agrega Valor ao Imóvel

Não é novidade para ninguém que o paisagismo transforma e encanta todos os tipos de ambiente e, mais que isso, representa certamente mais dinheiro no bolso na hora da venda do imóvel. Diante de tanta diversidade de opções para as áreas externas, um bom projeto de paisagismo pode prever a localização de todos os espaços desejados pelos moradores, respeitando as suas necessidades.

A escolha correta das espécies, a adequação ao clima, a observação da intensidade de exposição à luz solar, o perfil dos moradores, a adequação ao estilo arquitetônico do imóvel e outros fatores são importantíssimos e devem ser observados. Após o projeto e a implantação do jardim, a manutenção ganha status de proteção ao investimento realizado.

Uma pesquisa de 2011 comprovou que áreas verdes bem cuidadas valorizam, em média, 16% o imóvel. Num trabalho extremamente cuidadoso e empírico, foram entrevistados cinco mil proprietários de imóveis em nove países, além de 44 corretores imobiliários.

As pesquisas estimaram um aumento de quase 10% no valor das residências que possuíam um jardim bem cuidado contra uma desvalorização de até 15% do bem com áreas verdes negligenciadas. “Além do retorno do investimento, você ganha um espaço de lazer bonito para aproveitar com a família e com os amigos“,

Seguindo uma tendência inteligente de mercado, as próprias construtoras investem em paisagismo hoje. A vegetação tem presença obrigatória, mesmo que em elementos muito básicos, como a grama. O paisagismo emoldura o imóvel, equilibra a edificação e serve para valorizar os pontos fortes do projeto. Seguindo esse viés, não há como o construtor não se preocupar com o verde. As áreas verdes representam a finalização da etapa de construção, juntamente com outros projetos complementares, como hidráulica e iluminação.

A lógica é a mesma para qualquer tamanho de jardim, inclusive em sacadasvarandas, áreas internas ou verticais. É como se, ao concluir a edificação, ela finalmente ganhasse o último acabamento. Os projetos de paisagismo diferem conforme o gosto de quem os solicita. Existem aqueles feitos em série, pelas construtoras, que são pensados como produto e buscam agradar todo mundo. São exatamente os projetos que aparece em loteamentos novos e os que circundam condomínios verticais. Já as áreas verdes projetadas com exclusividade têm outro foco.

O arquiteto estuda o perfil do morador: por exemplo, se tem crianças e animais. Mesmo em edificações idênticas, cada projeto tem a identidade do proprietário e atende o gosto e a necessidade da família. A escolha das plantas, a inserção de decks de madeirapedras, espelhos d’água e iluminação conferem a exclusividade desejada. A forma e os componentes dependem do potencial de investimento.

 

Para conseguir uma textura natural para a parede, pode-se usar o jardim vertical. Todavia, conforme o projeto, ele dependerá de impermeabilização e da instalação de sistemas de irrigação. Se os recursos são limitados, uma treliça com vasos bem distribuídos é uma opção interessante e charmosa.

 Veja também:

0 Comentários

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!